Eis que saiu o semeador a semear. Marcos 4:3

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ouro, prata, pedras preciosas ou madeira, feno e palha?

logo

O homem é o templo de Deus na terra, é o lugar que Deus escolheu e criou para fazer a morada do seu Espírito. Provamos o nosso amor a Deus quando auxiliamos na edificação deste templo, adquirindo a matéria-prima que vem do alto, que são as riquezas insondáveis de Cristo.

1 Corintios 3:17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós.

1 Corintios 3:12-13 E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

Deus criou o homem com um propósito bem definido: habitar e se expressar através dele. Fomos criados para adorar a Deus através do nosso corpo, expressando as virtudes celestiais, que são o amor, a humildade, a bondade, etc. Isto não vem do ventre, mas se conquista a cada dia, aprendendo na sua palavra o que lhe agrada e o que não convém. Meditamos dia e noite no livro da lei para aprender a obedecê-lo; e obedecendo, estamos auxiliando na construção do seu templo. Se alguém, ao invés de edificar, destruir o templo, Deus o destruirá. Portanto, estamos diante de duas alternativas: edificar ou destruir. Observamos que há diversos tipos de matéria-prima que podem ser usadas nesta obra: ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha. Elas podem ser separadas em dois grupos: as que queimam no fogo e as que não queimam no fogo. O fogo é o indicador do que edifica o do que não edifica o templo de Deus, visto que todos nós passaremos pelo fogo do julgamento. Portanto, se eu utilizar madeira, feno ou palha nesta construção, estarei contribuindo para a destruição do templo, visto que o fogo a queimará. Mas se edificarmos com ouro, prata e pedras preciosas, o templo passará intacto pelo fogo, sinal de que usei a matéria-prima que veio de Deus. Agora precisamos saber o que cada uma destas matérias-prima representa na nossa vida. Vamos meditar nisso.

1 Corintios 3:1,3 E eu, irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo; porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens?

Apocalipse 3:18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.

O assunto da edificação começou na carta aos corintios alguns versículos antes. Lá Paulo declara que não pode falar aos irmãos palavras profundas, dirigidas a homens espirituais, pois eles ainda eram carnais, crianças em Cristo. Se observarmos todos os assuntos contidos nesta carta, vamos ver que os problemas daqueles irmãos eram diversos, tais como adultério, prostituição, lascívia, julgamentos, idolatria, orgulho etc. Além desses, neste momento o apóstolo cita dois específicos: inveja e contendas. O que são estas coisas, senão as obras da carne, aquelas que já foram condenadas por Deus ao lago de fogo eterno? Por isso o Senhor diz que elas são madeira, feno ou palha, pois elas não permanecerão, mas já tem um fim definido. O Senhor nos avisa: não edifiquem a casa com estas coisas, pois elas serão queimadas. Ele nos aconselha a comprar ouro refinado, que representa a natureza divina, pura e santa. Todos os dias nossos olhos devem ser colocados na Sua palavra, buscando a comunhão do espirito, afim de comprarmos este ouro para a edificação. Certamente é um processo dolorido, causador de muitas tristezas e perdas; o refino do ouro é a base de calor, porém não é uma tristeza para a morte, mas sim para a vida. O Senhor já nos deixou a promessa que os sofrimentos que passamos hoje não são comparáveis com a glória que há de vir no seu reino. Portanto, não desanimamos, mas sigamos para o alvo, a verdadeira vocação a qual Cristo nos chamou.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

5a VIAGEM MISSIONÁRIA

Caro Semeador, prepare-se para a 5a Viagem Missionária do nosso Ministério. Vamos juntos orar para que Deus nos mostre onde Ele quer que nós estejamos.