Eis que saiu o semeador a semear. Marcos 4:3

sábado, 27 de setembro de 2008

“PONHA A CASA EM ORDEM”

Este foi o recado que Deus mandou que o profeta Isaias desse ao rei Ezequias. Aliás, o recado completo foi: “Ponha a casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará” (Isaias 38:1). Se você quiser saber o resto da história leia-a na Bíblia, pois não vou comentá-la aqui, desejo só usar a frase que intitula esta reflexão para tirar lições para nossas vidas.
Está claro que quando Deus fala em arrumar a casa não está se referindo à casa material, mas à vida. A primeira coisa a considerar é que, se a casa está desarrumada, quem a desarrumou fomos nós e não Deus. Ele nos deu um projeto excelente todo mobiliado, mas nós começamos a fazer aquelas mudanças que julgamos mais adequadas aos nossos planos pessoais e no final a casa que construímos não nos satisfaz. Quantas pessoas há que não estão satisfeitas com as suas vidas. Talvez seja necessário quebrar algumas paredes ou rearrumar os móveis, ou, mesmo, jogar alguns fora. Para que isto aconteça temos que procurar olhar a nossa vida com a ótica de Jesus Cristo. Ter a coragem de dizer-lhe: “Senhor, arrume a minha casa, por favor”, ou, como disse o salmista: “Sonda-me, oh Deus, conhece os meus pensamentos, prova-me e vê se há em mim algum caminho mau”.
Qual o projeto original de Deus para sua vida? Talvez você nunca tenha perguntado a Ele qual Sua vontade para sua vida. Ninguém pode ser feliz fora do centro da vontade de Deus. A bíblia diz que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita. E assim é porque Deus quer o melhor para nós.
O que ou quem ocupa o lugar mais importante de sua vida. Jesus disse: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6:33). No centro de sua vida deve ter um altar onde Deus é adorado e Sua vontade cumprida. A nossa experiência tem mostrado que a nossa vontade é imperfeita e limitada ao conhecimento que temos das circunstâncias presentes e do que achamos que é melhor para nós no futuro.
Às vezes fazemos uma falsa arrumação: varremos a sujeira que está visível e a jogamos debaixo do tapete. O desafio é levantarmos o tapete onde estão escondidos sentimentos ruins como mágoas, raivas, maus pensamentos, sensualidade, coisas que ninguém vê, mas que estão guardadas lá.
Ponha a sua casa em ordem, mas peça ajuda do verdadeiro dono da casa para que Ele diga como quer os móveis, qual a cor das paredes, etc. Sua vida é muito preciosa para Deus e Ele quer torná-la cada vez mais bonita, abençoada e útil. Deixe que Ele faça isto.

No amor de Cristo
Pr. Tomaz Munguba

Nenhum comentário: